Ir para o conteúdo

Eventos

Festa de Natal 2017 dos Idosos e Reforma…

    A Festa de Natal dos Idosos e Reformados do concelho de Salvaterra de Magos vai ter lugar nos dias 18 e 19 de dezembro pelas 14horas. No dia 18 de deze...

Read more

Eventos

Atividades sobre alimentação saudável e …

  O Centro de Bem Estar Social de Muge recebe esta sexta e sábado um conjunto de atividades relacionadas com alimentação saudável, atividade física e diabe...

Read more

Notícias

Autarquia de Salvaterra de Magos aprova …

    A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos aprovou esta quarta-feira, por maioria, com quatro votos do PS e uma abstenção do BE, o Orçamento, Grandes Opç...

Read more

Notícias

1ª Volta ao Ribatejo a Correr parte no d…

  A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos é parceira da 1ª Volta ao Ribatejo a Correr protagonizada pelo atleta João Paulo Félix, prova que se realiza a ...

Read more

Inf. Institucionais

Sessão Ordinária da Assembleia Municipal

    O Auditório da Escola Profissional de Salvaterra de Magos, acolherá a  29 de Novembro,  pelas 21h00, uma Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Salvaterra de...

Read more
  SEGUIR

Cultura

 
 
Núcleos Museológicos
 
 
:. Museu do Rio .:
 
O Concelho de Salvaterra de Magos tem uma profunda ligação ao Rio Tejo e aos seus afluentes. As várias linhas de água existentes, desde muito cedo motivaram e potenciaram a presença humana na região. O Museu do Rio tem como objectivos a salvaguarda, valorização e divulgação do património natural, dos vestígios arqueológicos e históricos, e dos testemunhos das comunidades ribeirinhas (pescadores e marítimos), com os seus valores etnográficos, antropológicos e culturais. Este espaço será um local de reflexão sobre a importância e influência do rio Tejo no concelho de Salvaterra de Magos.
 
 
:. Casa Avieira do Escaroupim .:
 
Situada na margem sul do rio Tejo, a poucos quilómetros da vila de Salvaterra de Magos está uma pequena aldeia do Escaroupim. Curioso povoado habitado pelos descendentes de uma das mais peculiares migrações internas que Portugal conheceu os avieiros. A casa típica avieira deriva da tradições de construção trazida pelos avieiros, ela é cópia dos vários palheiros erguidos sobre estacas que se estendiam pelo areal da praia de Leiria.
A casa típica avieira é de construção simples mas possui um conjunto de características que lhe dá uma especificidade cultural e a individualiza. É em geral de pequenas dimensões, pintada com cores , está assente em pilares devido às constantes inundações do Tejo, o acesso faz-se pelas escadas exteriores que se ligam à varanda por onde se abrem as portas.
Os interiores são arrumados e asseados, destacam-se três espaços: a cozinha, onde a um canto se vê a lareira feita com tijolos e cheia com terra batida, a pequena mesa das refeições e as prateleiras onde guardam a loiça. Separada por tabiques de madeira que não chegam ao tecto estão as outras divisões: a sala e os quartos.
Na sala destaca-se os baús onde guardam a roupa e alguns utensílios de pesca, nos quartos a cama de ferro, o colchão cheio de palha e a manta lobeira são os elementos mais visíveis. Por cima dos quartos uma pequena placa de madeira serve de sótão onde guardam as redes de pesca.
Nas paredes como elemento de decoração predominam os quadros de imagens religiosas e de natureza morta, as portas interiores são substituídas por cortinas de alegres ramagens.
 
 
:. Casa Tradicional de Glória do Ribatejo .:
 
A Casa Tradicional de Glória do Ribatejo, foi criada em 1988, pela Associação para a Defesa do Património Etnográfico e Cultural de Glória do Ribatejo (ADPEC), todo espólio que completa este espaço museológico, é fruto das recolhas efectuadas pela ADPEC, junto da população gloriana
Ao transpormos a porta de entrada, deparamos com duas divisões: a divisão mais espaçosa é constituída pela cozinha e a “sala de fora”, a outra divisão é o quarto, sendo a sua privacidade defendida apenas por uma cortina, nas traseiras da casa encontra-se um outro anexo, o quintal onde se destaca o forno de cozer o pão.
 Em ambas as divisões o chão é de terra batida, também designado de “salão”, a cozinha funciona como o centro do pequeno mundo familiar, pois era ao “canto” (lareira), que cozinhavam, comiam e se reuniam, um objecto de decoração no “canto” é a “boneca”, que se encontra na lareira.
A “casa de fora”, é considerada o cartão de visita da casa, aqui o olhar prende-se logo com a cantareira, que é uma estrutura em argamassa, onde se guardavam loiças, que raramente são usadas, pois as peças aqui presentes são herdadas dos seus antepassados, por isso constituem uma ligação afectiva que não se deve quebrar, neste mesmo espaço está o “pial”, onde se guardavam os cântaros e as quartas para a água, que a mulher logo de manhã ia buscar à fonte.
Na “sala de fora”, encontramos a “mesa do espelho”, onde são colocados vários objectos decorativos: garrafas, loiças, fotografias entre outros. Junto às paredes destacam-se os baús e arcas para guardarem as roupas e a salgadeira para a carne, nas paredes destacam-se as prateleiras e estanheiras, habitualmente pintadas de cores garridas.
Para entrar no quarto, há que desviar uma cortina, nesta divisão destaca-se a cama de ferro, cujo colchão é cheio com palha de arroz, sendo os lençóis devidamente ornamentados com bordados a ponto de cruz.
Finalmente nesta divisão é visível o pequeno berço, se porventura o casal tivesse mais que um filho, o que era muito usual, estes tinham que dormir numa esteira que era estendida junto ao canto.
O último anexo, que constitui este núcleo museológico é o quintal onde uma parreira preguiçosa cresce, e onde se encontra o forno de cozer o pão, com todos os seus utensílios.
 
 
:. Museu Etnográfico da Glória do Ribatejo .:
 
A ideia da criação de um Museu Etnográfico, surgiu de uma conjugação de esforços e trabalhos desenvolvidos pela Associação para a Defesa do Património Etnográfico e Cultural da Glória do Ribatejo.
A Glória do Ribatejo pelo seu cariz muito peculiar, reunia um conjunto de valores históricos e etnográficos, que a diferenciavam das restantes localidades. A endogamia contribuiu de certo modo para a genuinidade e riqueza cultural da Glória do Ribatejo, contudo a partir das décadas de 60/70, a proliferação da comunicação social, a guerra da ultramar entre outros factores, ditaram a mutação e perda de certos valores tradicionais.
Considerando que esta riqueza se estava a perder, a ADPEC inicia a morosa tarefa de recolhas de peças de cariz museológico. Iniciam-se recolhas junto da população local, que só foram possíveis graças à colaboração entusiástica da população, que compreendeu os objectivos da associação.
Devido a enorme diversidade de objectos, a ADPEC teve que conceber o Museu Etnográfico dividido em várias secções: agricultura, arqueologia, fotografias, bordados a ponto de cruz e vestuário.
No primeiro andar deste edifício, está a sala de exposições temporárias. Anualmente a ADPEC, desenvolve os trabalhos necessários para conceber uma exposição temporária, que aborde aspectos da etnografia e antropologia da Glória do Ribatejo.
O Museu Etnográfico, tem como objectivos, salvaguardar, preservar e divulgar a cultura da Glória do Ribatejo, e assume também um cariz didáctico, na medida que coloca ao dispor das camadas mais jovens, objectos e utensílios do passado, para que possam compreender a evolução sócio-cultural desta comunidade.
 
 
:. Espaços culturais .: 
 
Celeiro da Vala - A sua origem remonta ao séc. XVII e, esteve intimamente ligado à Casa do Infantado – Instituição Real que consistia numa organização patrimonial, para os segundos filhos dos monarcas.
No período conturbado após a revolução liberal, a Casa do Infantado é extinta em 1834 por um decreto de D. Pedro IV. Todos os seus bens foram integrados na Fazenda Nacional. Em 1836 o edifício passa para a Companhia das Lezírias, acentuando ainda mais a sua característica agrícola. 
No exterior do edifício, um nicho em mármore com um frontão triangular, rematado por uma cruz em pedra, com a data de 1657, assinala um antigo passo da paixão de Cristo.
Com o passar dos tempos, Celeiro cessa as suas funções de cariz agrícola e foi abandonado, em 1998 foi adquirida pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, e iniciou-se um processo moroso de recuperação, respeitando sempre a traça urbanística, e desta forma adoptou este edifício para Espaço Cultural, onde se podem fazer exposições, concertos musicais ou peças de teatro.
 
 
Edifício do Cais da ValaNo Cais da Vala, foi construído o Edifício do Cais da Vala que centra a sua acção no estudo, valorização e divulgação do património ambiental e paisagístico, do património construído e das tradições e especificidades das comunidades ribeirinhas.
Concebido de uma forma funcional e atrativa, o Centro reúne no seu interior o Museu do Rio, um espaço multifuncional para exposições, e um auditório equipado com sistema áudio e vídeo e com capacidade para 90 lugares sentados.
 
 
Capela Real - A data de construção da Capela Real de Salvaterra de Magos remonta o século XVI. Foi mandada edificar pelo infante D. Luís em 1542. As obras foram dirigidas pelo arquitecto Miguel de Arruda. Com D. Sebastião as obras passam a ser orientadas pelo arquitecto António Mendes, e a partir de 1581 com Filipe I por Baltazar Alvares, nos séculos posteriores também sofreu obras nomeadamente no período de D. Pedro II quando se executa o altar barroco e os murais do tecto.
Actualmente, a Capela Real não está aberto ao culto e pode ser visitado como um local de interesse turístico concelhio e também um local onde periodicamente se realizam exposições.
 
Biblioteca Municipal - A Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos funciona atualmente num edifício do período pombalino localizado no Largo dos Combatentes em Salvaterra de Magos e foi inaugurada nesse espaço a 9 de julho de 2005 pelo Sr. Secretário de Estado da Cultura de então, Prof. Dr. Mário Vieira de Carvalho. Possui área de exposições, auditório, postos de acesso à Internet, sala de leitores, espaço infantil e sala multimédia.
 
 
Moradas de Associações de índole cultural:
 
:. Bandas Filarmónicas .: 
 
Associação Cultural e Musical de Salvaterra de Magos
Rua 25 de Abril
2120-000 SALVATERRA DE MAGOS
 
Sociedade Filarmónica de Muge
Rua Vasco da Gama
2125 - 000 MUGE
 
 
:. Ranchos Folclóricos .:
 
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo
Av. Estados Unidos da América, n.º 6
2125-000 Glória do Ribatejo
 
Rancho Etnográfico dos Foros de Salvaterra
Rua da Capela, nº. 58 -  Várzea Fresca
2120-184 FOROS DE SALVATERRA
 
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Salvaterra de Magos
Estrada Ponte da Pedra
2120-040 SALVATERRA DE MAGOS
 
Associação Cultural e Desportiva do Rancho Folclorico do Granho
Rua Alexandre Herculano, nº. 17
2125 - 401 GRANHO
 
Rancho Folclórico Regional dos Foros de Salvaterra
Rua D. Afonso Henriques, nº. 95
2120-190 FOROS DE SALVATERRA
 
Grupo de Danças "Os Lusitanos" de Marinhais
Apartado 45
2125-000 Marinhais
 
Rancho Folclórico “As Janeiras” de Glória do Ribatejo
Rua Janeiras de Baixo
2125-000 Glória do Ribatejo
 
 
:. Associações de Defesa do Património .:
 
Associação de Defesa do Património Etnográfico e Cultural de Glória do Ribatejo
Travessa da Fonte Velha, n. 8
2125- 049 Glória do Ribatejo
 
AMAR - Associação Vila de Marinhais para Defesa do Património Cultural e Natural da Vila
Rua da Estação, nº 17
2125-136 Marinhais
 
 
:. Grupos de Teatro .:
 
Associação de Teatro Paulo Claro - Rapazes d´ Aldeia
Av. E.U.A. Hotel Jackson
2125-000 Glória do Ribatejo
 
Marionetas Subúrbio
Av. E.U.A. Hotel Jackson
2125-000 Glória do Ribatejo
 
 
 
 
 
 
 
 

Contactos Úteis

  • Contactos Úteis

  • Farmácias

  • Autarquia

  • Saúde

  • Serviço de Ambulâncias

  • Direcção Geral do Território

    www.dgterritorio.pt

  • Guarda Nacional Republicana - Posto de Marinhais

    Tel.: 263 590 170

  • Guarda Nacional Republicana - Posto de Salvaterra de Magos

    Tel.: 263 504 118

     

  • Farmácia Glória do Ribatejo

    Largo 1º de Maio, 11
    Glória do Ribatejo
    263595280
  • Farmácia União

    Rua João Pinto Figueiredo, 139
    Marinhais
    263595109
     
  • Farmácia Costa

    Rua Imaculado Coração de Maria, 182
    Foros de Salvaterra
    263507795
  • Farmácia Brardo

    Urbanização São Miguel, LT. 1 Fração A R/C Dtº
    Marinhais
    243581119
  • Farmácia Martins

    Rua Heróis de Chaves, 31
    Salvaterra de Magos ( Frente à Rodoviária)
    263504319
  • Farmácia Carvalho

    Rua Dr. Gregório Fernandes, 20-22
    Salvaterra de Magos
    263504402
  • Divisão de Acção Social

    Tel.: 263 509 535

    Fax: 263 509 501

    email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Divisão de Urbanismo e Planeamento

    Tel.: 263 509 510

    Fax: 263 509 501

    email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Divisão de Obras Municipais e Serviços Urbanos

    Tel.: 263 509 500

    Fax: 263 509 501

    email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Divisão Financeira

    Tel.: 263 509 500

    Fax: 263 509 501

    email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Gabinete de Comunicação e Imagem

    Tel.: 263 509 500

    Fax: 263 509 501

    email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Delegação de Foros de Salvaterra

    Largo 25 de Abril

    2120 Foros de Salvaterra

    Tel.: 263 509 507

    email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Turismo

    Edifício do Cais da Vala

    Av. José Luís Brito Seabra, nº 137

    2120-052 Salvaterra de Magos

    Tel.: 263 509 520

    Fax: 263 509 501

    email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Câmara Municipal de Salvaterra de Magos

    Praça da República, nº1

    2120-072 Salvaterra de Magos

    Tel.: 263 509 500

    Fax: 263 509 501

    Site: www.cm-salvaterrademagos.pt

    email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Delegação de Marinhais

    Rua João Pinto Figueiredo nº 217

    2125 Marinhais

    Tel.: 263 509 505

    email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Delegação de Glória do Ribatejo

    Av. Estados Unidos da América, nº9

    2125 Glória do Ribatejo

    Tel.: 263 509 509

    email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos

    Praça da República, nº1

    2120-072 Salvaterra de Magos

    Tel.: 263 509 530

    Fax: 263 509 501

    email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Falcoaria Real

    Av. José Luís Brito Seabra, nº17

    2120 Salvaterra de Magos

    Tel.: 263 509 522

    Fax: 263 509 501

    email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Proteção Civil Municipal

    Tlm.: 962 116 577 (das 9h às 17h)

    Tel.: 263 504 463 (das 17h às 9h)

    email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Delegação de Muge

    Rua da Glória

    2125 - 339 Muge

    Telm.: 967880118

    email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Piscinas Municipais

    Zona Desportiva

    2120 Salvaterra de Magos

    Tel.: 263 509 550

    Fax: 263 509 501

    email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Pólo Biblioteca de Glória do Ribatejo

    Tel.: 263 509 532

    Fax: 263 509 501

  • Pólo Biblioteca de Marinhais

    Tel.: 263 509 531

    Fax: 263 509 501

  • Unidade de Saúde do Granho

    Tel.: 243 589 364

  • Unidade de Saúde de Muge

    Tel.: 243 581 141

  • Unidade de Saúde de Glória do Ribatejo

    Tel.: 263 595 435

  • Unidade de Saúde de Marinhais

    Tel.: 263 595 359

     

  • Centro de Saúde de Salvaterra de Magos

    Tel.: 263 500 470

     

  • Unidade de Saúde de Foros de Salvaterra

    Tel.: 263 102 453

     

  • Casa do Povo de Glória do Ribatejo

    Tel.: 263 595 236

  • Casa do Povo de Marinhais

    Tel.: 263 595 440

  • Associação Humanitária do Granho

    Tel.: 243 581 228

  • Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos

    Tel.: 263 504 463

     

  • Número Nacional de Emergência Médica

    Tel.: 112

  • Delegação de Muge

    Tel.: 243 581 294

  • Associação Humanitária de Foros de Salvaterra

    Tel.: 263 505 709