CLDS 3G Salvaterra de Magos - “Com.Unidades”
|
O CLDS 3G de Salvaterra de Magos, projeto denominado “Com.Unidades", iniciou no dia 1 de janeiro de 2016 com a finalidade de promover a inclusão social dos cidadãos do concelho, desenvolvendo ações que promovam o aumento da empregabilidade, o combate de situações de pobreza, a capacitação da comunidade e das suas associações e a prevenção da exclusão social, através de parcerias e da planificação participada de estratégias e da realização de ações partilhadas e co-rresponsáveis.
O CLDS de Salvaterra de Magos desenvolve 28 atividades operacionais, integradas nos 3 eixos de intervenção previstos no programa:
Eixo 1 - Emprego, formação e qualificação
Eixo 2 - Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil
Eixo 3 - Capacitação da comunidade e das instituições
O projeto é coordenado pelo Centro de Bem Estar Social de Marinhais e decorre até dezembro de 2018.
Eixo de Intervenção 1 – Emprego, Formação e Qualificação
O concelho de Salvaterra de Magos é fortemente caracterizado pela elevada taxa de desemprego, o que torna, naturalmente, este primeiro eixo do CLDS 3G “Emprego, Formação e Qualificação” no principal eixo de atuação a ser trabalhado. Neste sentido, são desenvolvidos programas e iniciativas que visem o aumento da empregabilidade, formação e qualificação no concelho.
Pretende-se favorecer processos de integração profissional, social e pessoal, realizando atividades de acompanhamento e apoio a desempregados, promovendo ferramentas e técnicas de desenvolvimento de procura ativa de emprego, divulgando e encaminhando para ações de qualificação e estimulando iniciativas de criação do próprio emprego.
Para o tecido empresarial do concelho são dinamizadas ações de sensibilização para a integração profissional, divulgando as medidas ativas de emprego em que poderão participar.
Pretende-se sensibilizar e motivar, nos alunos das escolas do ensino secundário, as suas capacidades de empreendedorismo, estimulando-os para os conceitos de iniciativa, criatividade e inovação.
Por último, pretende-se potenciar circuitos de divulgação e comercialização de produtos locais, através da sua promoção e de estabelecimento de contatos com empresas e com os habitantes do concelho sempre com o objetivo de manter as tradições e criar atividades geradoras de rendimentos.
Eixo de Intervenção 2 – Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil
No eixo de intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil pretende-se a redução de situações de exclusão social das famílias apoiadas, com especial relevância para as crianças, nomeadamente através do atendimento personalizado, de ações de desenvolvimento de competências pessoais e sociais, de estratégias de intervenção nas temáticas de estilo de vida saudável nas escolas e direcionadas para a mediação de conflitos familiares, nomeadamente, nos direitos de proteção e segurança de crianças e jovens.
Eixo de Intervenção 3 – Capacitação da comunidade e das instituições
Para a capacitação da comunidade e das instituições no concelho de Salvaterra de Magos serão desenvolvidas ações da auto-organização dos habitantes, através da promoção de ações de capacitação, divulgação e dinamização do tecido associativo, da participação em ações de formação para dirigentes das associações e da promoção da responsabilidade social. Serão, igualmente, desenvolvidas ações de desenvolvimento de instrumentos facilitadores da mobilidade das pessoas a serviços públicos de utilidade pública, reduzindo o isolamento e exclusão social, através de equipas de voluntários/ desempregados do concelho.
A equipa é constituída por:
- Coordenadora – Licenciada em Gestão de Marketing
- 2 Técnicas do Eixo 1 e Eixo 3 – Licenciada em Educação Social e Licenciada em Sociologia
- 2 Técnicas do Eixo 2 – Licenciada em Psicologia e Licenciada em Animação Sociocultural
Valor de financiamento do Fundo Social Europeu de 450.000 euros para os 36 meses, através do Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego, organismo intermédio do Instituto da Segurança Social, promovido pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e coordenado pelo Centro de Bem Estar Social de Marinhais. O principal parceiro no programa é o Instituto de Emprego e Formação Profissional.