A construção do edifício da Falcoaria Real de Salvaterra de Magos data do século XVIII, de arquitetura pombalina, contando com orientações do arquiteto Carlos Madel e apresentando influências das falcoarias holandesas de "Setecentos".
Considerada a mais nobre das artes cinegéticas, a falcoaria foi apanágio de imperadores, reis e príncipes de todo o mundo. A história da Real Falcoaria de Salvaterra está intimamente associada à história do Paço Real – Casa de Campo da Coroa – que, com o passar do tempo, transformou a nobre vila ribatejana num importante centro da vida social e artística da corte portuguesa. O período de maior ascensão da Falcoaria dá-se em 1752 com a chegada de uma dezena de falcoeiros holandeses de Valkenswaard, para ensinar esta arte.
A caça foi desde sempre um dos passatempos prediletos da Família Real Portuguesa, facto que se reflete no seu calendário cinegético que tinha uma duração aproximada de 8 a 9 meses por ano. Neste calendário, as “jornadas de caça” em Salvaterra assumiam particular importância, decorrendo nos meses de inverno, habitualmente entre novembro e fevereiro. A proximidade com Lisboa e com o Rio Tejo, as excelentes coutadas de caça faziam com que em Salvaterra se reunissem as melhores condições para que a corte apreciasse em pleno uma das suas atividades favoritas: a caça. Motivos suficientes para que, no século XVIII, se construísse nesta vila a Falcoaria Real Portuguesa.
Esta autenticidade de ser exemplar único da Península Ibérica, fez com que o executivo municipal tivesse registado a marca "Salvaterra de Magos - Capital Nacional da Falcoaria", ao mesmo tempo que liderava a candidatura apresentada à UNESCO juntamente com a Universidade de Évora e a Associação Portuguesa de Falcoaria, que vem a reconhecer a prática da falcoaria em Portugal como Património Imaterial da Humanidade no dia 1 de Dezembro de 2016, em Adis Abeba na Etiópia, estando também incluída no Inventário do Património Cultural Imaterial - DGPC.
Falcoaria no Inventário do Património Cultural Imaterial - DGPC
http://www.matrizpci.dgpc.pt/MatrizPCI.Web/InventarioNacional/DetalheFicha/483?dirPesq=0
Falcoaria - Património Imaterial da Humanidade - UNESCO
https://ich.unesco.org/en/RL/falconry-a-living-human-heritage-01708
Saiba mais sobre o edifício, a visita e a história da falcoaria em: https://www.falcoariareal.pt/